A primeira consulta também é uma oportunidade para que o cirurgião possa avaliar a saúde geral do paciente e identificar qualquer condição que possa afetar o resultado da cirurgia ou a recuperação pós-operatória. É durante essa consulta que o médico irá discutir as opções de tratamento disponíveis, bem como as expectativas do paciente em relação aos resultados da cirurgia.
Outro ponto importante é que a primeira consulta também é uma oportunidade para que o paciente avalie o cirurgião plástico. É importante escolher um médico que tenha experiência com o tipo de procedimento desejado, que seja qualificado e que inspire confiança. Além disso, durante a primeira consulta, o paciente deve avaliar se o cirurgião está disposto a ouvir suas preocupações e responder a todas as suas perguntas de forma clara e objetiva.
Nesse video eu explico sobre como superar o medo da cirurgia.
O médico avaliará se você está saudável para a cirurgia plástica e determinará se você é um bom candidato para o procedimento. Por isso é muito importante fazer todos os exames pré-operatórios de laboratório e de imagem, consultar um cardiologista para fazer uma avaliação cardiológica do risco cirúrgico e também fazer uma consulta prévia com anestesista.
Qualquer cirurgia plástica envolve riscos, por isso é importante escolher um médico reconhecido e credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de realizar o procedimento em um hospital estruturado e seguro.
Clique nesse link do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar se o seu cirurgião plástico está apto para fazer sua cirurgia.
É importante conversar com o cirurgião plástico sobre as suas expectativas em relação ao resultado da cirurgia. Uma recomendação muito importante é conversar com pacientes que já realizaram a cirurgia que você deseja com o médico escolhido. O médico poderá avaliar se é possível alcançar o resultado esperado e qual seria o melhor procedimento para atingir o resultado.
Existe restrição quanto ao sol, principalmente durante o período de uso de malhas cirúrgicas, cicatrizes, inchaços e equimoses. Enquanto houverem cicatrizes avermelhadas e áreas arroxeadas no corpo se deve evitar o sol para não manchar essas áreas. É importante aguardar a liberação do cirurgião.
No período inicial de 15 dias, existem restrições quanto ao sexo, que podem variar de acordo com o tipo de cirurgia. Depois desse período, tudo vai depender do conforto do paciente.
É recomendado aguardar entre 3 e 6 meses antes de fazer outra cirurgia plástica, mas isso pode variar de acordo com o caso.
A drenagem linfática deve ser iniciada o mais precoce possível, em média 2 a 3 dias após a realização de sua cirurgia.
É importante ressaltar que a profissional que realiza a drenagem linfática deve ter experiência em cuidados pós operatórios e deve ser uma pessoa extremamente atenta com qualquer sinal ou sintoma e avisar seu cirurgião imediatamente.
O tempo para sair de casa ou trabalhar depende do tipo de cirurgia e como você será transportada até o seu local de trabalho, e principalmente se você terá o conforto necessário em seu local de trabalho para não fazer esforços excessivos. Cada retorno deve ser avaliado individualmente levanto em consideração o tipo de cirurgia, distância do local de trabalho, meio de transporte e atividade exercida no local de trabalho.
Se você pretende engravidar em breve, não é aconselhável fazer cirurgia plástica. O ideal seria esperar um período de 6 meses a 1 ano após a realização de seu procedimento. Em relação à amamentação, cirurgias de prótese mamária não interferem, mas em outras cirurgias que envolvem retirada de pele da mama podem haver alterações. O melhor é ter uma conversa franca com seu médico.
Cada dia que passa após seu procedimento você será liberada gradativamente para movimentar mais o seu corpo, aumentando a amplitude dos movimentos e aumentando a força em cada movimento. Iniciando com leves caminhadas e movimentos nas áreas aonde não foram operadas. É recomendado evitar exercícios físicos que envolvam força com carga no grupos musculares envolvidos na cirurgia por um período de 60 a 90 dias.
Depois de uma cirurgia plástica, é importante conversar com seu médico antes de viajar de avião ou navio, é muito importante você guardar sua meia calça de compressão utilizada no hospital para fazer viagens longas aonde é difícil movimentar as pernas, cada caso é único e precisa ser avaliado individualmente.
No momento não aceitamos convênio para realização de consultas, porém você pode utilizar o seu convênio para fazer os exames pré-operatórios de sangue e exames de imagem que serão necessários para a realização de sua cirurgia.